Metabolismo do álcool
O metabolismo do álcool acontece no fígado que remove de 90% a 98% da droga circulante. O resto é eliminado pelos rins, pulmões e pele.
Um adulto de 70 kg consegue metabolizar de 5 a 10 gramas de álcool por hora. Como um drinque contém, em média, de 12 a 15 gramas, a droga acumula-se progressivamente no organismo, mesmo em quem bebe apenas um drinque por hora.
O álcool que cai na circulação sofre um processo químico chamado oxidação que o decompõe em gás carbônico (CO2) e água. Como nesse processo ocorre liberação de energia, os médicos recomendam evitar bebidas alcoólicas aos que desejam emagrecer, uma vez que cada grama de álcool ingerido produz 7,1 kcal, valor expressivo diante das 8kcal por grama de gordura e das 4kcal por grama de açúcar ou proteína.
Danos causados ás células através do álcool
O álcool afeta nas células do cérebro, fígado, esôfago, pâncreas, intestino, entra outros, e nesses tópicos há tipos de conseqüências causadas a células de partes do corpo.
• Células do cérebro:
Causa a destruição de neurônios e impedir a realização de sinapses, fundamentais a processos como o de aprendizagem. álcool causa alteração da memória e perda de reflexos, o que pode contribuir para acidentes de trânsito.
• Células do fígado:
Causa inflamação das células, assim, causando hepatite, mas não só acontece isso causa muitas outras coisas, mais a hepatite é a pior.
• Células do esôfago:
O álcool danifica as células do esôfago, causando uma inflamação chamada esofagite, e pode causar sensação de queimação e dores quando um alimento for engolido.
• Células do pâncreas:
O álcool provoca a inflamação desse órgão, que pode resultar na destruição das células que produzem insulina e das que produzem as enzimas, Provocando dor abdominal e vômitos.
• Células do intestino:
O álcool pode desenvolver uma úlcera por conta da inflamação das células ou ainda um câncer, além da síndrome da má absorção.
Essas doenças é resultado do uso do álcool excessivo, por conta de jovens, adultos, mulheres, homens, entre outros. E todas essas doenças podem causar a morte. Então viva a vida com moderação, e preserve sua saúde.
quinta-feira, 21 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário