domingo, 17 de maio de 2009

Hepatite pode causar câncer e levar à morte


(Saúde) - Também conhecida como amarelão ou derrame de bile, a hepatite é uma inflamação do fígado. Pode ser causada por infecções (vírus, bactérias), álcool, medicamentos, drogas, doenças hereditárias (depósitos anormais de ferro, cobre) e doenças autoimunes.
É considerada uma doença silenciosa porque muitas vezes não se manifesta e o paciente só vai saber quando já está em uma situação crítica. A estimativa é de que 95% dos pacientes desconhecem que estão doentes. Sem sintomas, os pacientes não procuram o médico. Dessa forma, sem o diagnóstico e tratamento adequados, muitos casos evoluem para a insuficiência hepática, cirrose ou o câncer hepático.
Hoje, segundo dados do Ministério da Saúde, seis milhões de brasileiros são portadores de hepatite crônica B e C. De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), a hepatite afeta 520 milhões de pessoas em todo o mundo. Esse número é 13 vezes maior que a epidemia de aids. Conforme a OMS, a doença representa a décima causa de morte no mundo.

Hepatite A
A Hepatite do tipo A é uma infecção causada pelo vírus da hepatite A (HAV), um RNA vírus, que tem um período de incubação de 2 a 6 semanas, durante o qual se reproduz no fígado, sendo eliminados nas fezes duas semanas antes e até uma semana depois do início do quadro clínico; também podem ser encontrados no soro e na saliva, embora em uma concentração muito menor do que nas fezes.

Hepatite B
É definida como inflamação do fígado causada pela infecção com Vírus da Hepatite B (HBV), agente infeccioso da família Hepdnaviridae, cujo material genético é constituído por DNA. Os tipos B e C podem evoluir para doença hepática crônica, e têm sido associados com carcinoma hepatocelular primário.

Hepatite C
Hepatite C é a inflamação do fígado causada pela infecção pelo vírus da hepatite C (VHC ou HCV), transmitido através do contato com sangue contaminado. Essa inflamação ocorre na maioria das pessoas que adquire o vírus e, dependendo da intensidade e tempo de duração, pode levar à cirrose e câncer do fígado.

Nenhum comentário: