segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Genética

Variação genética pode ser causa de aumento nos casos de Aids na África

Uma variação genética ocorrida há milhares de anos deixa os africanos mais suscetíveis a contaminação do vírus HIV. O estudo publicado pelo periódico “Cell Host & Microbe” revela que essa modificação teria ocorrido naturalmente, como uma forma de proteção contra a malária. A constatação desse fenômeno pode explicar por que os africanos são os mais infectados por esse vírus no mundo.Os cientistas avaliaram 1266 pessoas infectadas e duas mil sem o vírus e concluíram que a variante é mais comum entre os infectados. Para os autores, pessoas que apresentam essa variante possuem 40% de chances de serem infectados, e, na África, ela foi encontrada em 11% dos casos.O gene que sofreu essa variação controla uma proteína nos glóbulos vermelhos. E nas pessoas que foram constatadas essa variante, a média de vida é de dois anos a mais, mesmo estando infectadas.

Vaca transgênica ajuda a aumentar produção de leite
Cientistas argentinos criaram uma tecnologia que permite aumentar até 25% da produção de leite bovino, ao injetar nas vacas um hormônio do crescimento gerado por vacas transgênicas.

Até então, existia outro produto no mercado, elaborado a partir de uma combinação de bactérias, para aumentar a produção láctea, mas o novo sistema é muito mais barato.
"Se uma vaca produz normalmente 20 litros de leite (por dia), com este hormônio do crescimento ela pode produzir 24 ou 25 litros", disse Andrés Bercovich, gerente de investigação e desenvolvimento da firma Bio Sidus.

Os cientistas conseguiram desenvolver vacas transgênicas que produzem grande quantidade de hormônio do crescimento nas glândulas mamárias, de onde logo é extraído para fabricar o produto a ser injetado nas vacas comuns.
"Será um método mais econômico porque a infra-estrutura para a produção é menor e os insumos utilizados são somente os que o animal precisa. Isso é diferente do que se usa neste tipo de indústria, onde cada insumo é muito caro", disse Bercovich.
"A economia vem de várias fontes, pela infra-estrutura, energia, pessoal e insumos", acrescentou, referindo-se aos custos para produzir compostos por síntese química nos laboratórios.

A empresa Bio Sidus criou a primeira vaca clonada em 2002 e, desde então, nasceram novos animais clonados e transgênicos para extrair insulina e hormônios de crescimento de seu leite.


Componentes: Alisson Junio; Daniel Luiz; Matheus Victor; Rafael Pimentel e Pedro Lima 1ºA

Nenhum comentário: