terça-feira, 18 de agosto de 2009

Bebê usa mesma área cerebral para realizar ação e aprendê-la

O olhar de espanto nos olhos de uma criança enquanto assiste a uma cena corriqueira sugere que muita atividade cerebral ocorre enquanto eles observam. Novas pesquisas confirmam que isso é mais intenso do que se imaginava. Em recentes pesquisas, cientistas mostraram que quando bebês de nove meses de idade assistem a uma pessoa pegando um objeto, a região responsável pela capacidade motora do seu cérebro fica ativada como se os bebês estivessem, eles mesmos, pegando o objeto.
Esta característica da atividade cerebral na primeira infância se dá provavelmente devido à capacidade dos chamados 'neurônios espelho' que entram em funcionamento tanto quando se realiza uma ação quanto quando se observa outros realizarem uma ação semelhante. A presença de tais neurônios, porém, só foi identificada diretamente em macacos até hoje.
"Até o primeiro ano de vida, os bebês utilizam a área do seu cérebro que está envolvida em suas próprias habilidades motoras para ajudá-los a perceber as ações de outras pessoas", disse Victoria Southgate, pesquisadora do Centro para o Desenvolvimento Cerebral e Cognitivo da Universidade de Londres, em entrevista ao site Livescience.
Southgate e seus colegas acompanharam a atividade cerebral de 15 crianças de nove meses de idade a fim de registrar essa atividade enquanto os pequenos estavam realizando ou assistindo a realização de uma atividade. Esse acompanhamento foi realizado por meio de eletrodos colocados nas cabeças das crianças e conectados em máquinas de eletroencefalograma.
Na primeira experiência, os bebês foram sentados em frente a um palco de bonecos com as cortinas fechadas. Logo, uma garra mecânica aproximou um brinquedo da criança através da cortina. Depois que o bebê brincava um pouco com o objeto, um dos pesquisadores pegava o brinquedo de volta.
Na segunda experiência, as cortinas se abriam e revelavam um pequeno objeto no chão do palco. Após menos de um segundo, a mão de um dos pesquisadores agarrava o objeto e o removia da cena através da cortina.
Os eletroencefalogramas mostraram que a atividade no cérebro do bebê quando o cientista agarrava o objeto era semelhante à atividade encontrada enquanto o bebê realizava o movimento em direção ao brinquedo. Além disso, nos ensaios posteriores - depois que os bebês já haviam observado o pesquisador pegar o brinquedo uma vez - a mesma atividade cerebral podia ser observada mesmo antes que o cientista realizasse a ação pela segunda vez.
"O fato de que a atividade cerebral em bebês é 'preditiva' - que ocorre quando o bebê pode prever que alguém vai pegar um objeto - sugere que os bebês (e provavelmente também os adultos), utilizam seu próprio sistema motor a fim de descobrir como as ações de alguém irão desdobrar-se", disse Southgate ao LiveScience. "Pelo acesso à informação de como você, por exemplo, alcançaria o objetivo de pegar um objeto, você pode fazer uma boa previsão sobre como alguém poderia fazer isso também."
Essa informação pode ajudá-lo a responder à ação da outra pessoa, digamos, para interceptar os seus movimentos e pegar o objeto para você, acrescentou Southgate. E a atividade cerebral pode ser um dos primeiros passos de um bebê no mundo social.
"Para os bebês, este tipo de atividade cerebral pode formar a base da sua capacidade de começar a participar em atividades de colaboração com os outros, o que é provavelmente uma parte importante no seu processo de aculturação", disse Southgate.

Nenhum comentário: